Quarta-feira, 16 DE Junho 2010

CURA DE HUMILDAD

É com este título que a Marca abre a sua análise à maior surpresa do Mundial. Foi preciso esperar pelo último jogo da 1ª jornada para vermos um resultado verdadeiramente inesperado. Os espanhóis, campeões europeus, levaram um balde de água fria depois de nas últimas semanas andarem a "escolher" os parceiros para a final.

A "roja" tem um sério problema com jogos na África do Sul. Recordemos que há um ano foi ali que perderam a invencibilidade que já durava há 35 jogos numa partida com os Estados Unidos da America e hoje a Suíça, mesmo sem Alexander Frei, terminou com uma série de 12 jogos sem perder dos espanhóis. Isto ao 50º jogo da Espanha em Mundiais.

Mas não se pense que a Espanha perdeu por fazer fraca exibição. Este foi o jogo típico do favorito a atacar o tempo todo e o menos forte a defender-se bem, com sorte, e a aproveitar que tudo saía bem para fazer um golo.

A Espanha teve 73% de posse de bola tentou 30 vezes rematar à baliza, contra 11, teve 12 cantos, contra 3. Mas o melhor que fez foi acertar na trave de Diego Benaglio por Xabi Alonso, a Suíça depois respondeu na mesma moeda com Derdyiok a fazer o mesmo, e nem mesmo as entradas de Torres e Navas em campo mudaram a sorte do jogo.

A organização da Suíça encontrou-se com o rigor alemão do timoneiro Ottmar Hitzfeld e tornou-se impossível ultrapassar a defensiva helvética. Se Os campeões europeus já estavam nervosos com o nulo então depois do golo de Gelson Fernandes (nascido em Cabo Verde) entraram em desespero. Golo que surgiu após um longo pontapé do guarda redes Diego para a frente onde Derdyiok recolheu e não conseguiu bater Casillas sobrando para o herói Fernandes.

Del Bosque tentou de tudo mas não conseguiu evitar nova derrota na África do Sul. Depois da histeria que se instalou no país vizinho após a recente goleada à Polónia os ânimos acalmaram e as contas deste grupo ficaram todas baralhadas.

Com este resultado a Suíça aumenta para 484 minutos sem sofrer um golo em Mundiais após 5 jogos!

com esta surpresa fecha-se a 1ª jornada do Mundial 2010.

 

Melhor em Campo: 16 Gelson FERNANDES

publicado por J.G. às 19:12
Tenho um fraco pela equipa espanhola porque trabalho muitas vezes em espanha, madrid.
fico contente por ler um texto tão realista a não cair na tentação de gozar com os vizinhos espanhóis.
bom trabalho, parabéns.
luigi a 16 de Junho de 2010 às 19:38
A Espanha não teve sorte nenhuma- Perdeu mas não fez um jogo tão mau quanto alguns navegadores...
J.G. a 16 de Junho de 2010 às 20:00
esse pormenor dos quase 500 minutos sem sofrer golos da Suiça é muito bom.e atenção que eles hoje perderam cedo o suposto melhor defesa-Senderos.

De resto, vi o jogo de forma muito intermitente mas ...Busquets porquê?

Renato a 16 de Junho de 2010 às 19:51
Para (não) variar, mais um jogo que não tive oportunidade de acompanhar (estes horários põem-me doido). No entanto, pelo feed-back que fui recebendo, penso que, sem desprimor para a exibição da Suiça (atenção a esta selecção!) a Espanha teve várias oportunidades para concretizar.

Julgo que Del Bosque terá sido algo conservador, pois aquele 4x1x4x1 é, na verdade, um 4x5x1, com David Villa sozinho na frente. No meio-campo, terá faltado profundidade ofensiva, pois todos os jogadores são médios de passe curto, apoio, num tipo de futebol mais cerebral, mas demasiado verticalizado pelo centro. Pelo que me apercebi, David Silva, aquele que poderia dar mais sentido atacante no flanco, jogou à direita. Depois, vejam: Busquets, Xabi Alonso, Xavi e Iniesta. Muitos médios com características algo semelhantes, óptimos para a posse e circulação de bola, mas com menor fulgor nas jogadas de desequílibrio em 1v1 (não sei como jogou Iniesta).

Das duas uma: ou a Espanha prescinde de um médio (Busquets/Xabi Alonso) e mete mais um avançado (Torres?); ou os médios-ala têm de ser jogadores com outros atributos. Por exemplo, Jesús Navas, à direita, mantendo David Silva, à esquerda. Assim, em posse, a Espanha pode desenhar um 4x3x3 e ser mais acutilante.

Bem, esta conversa ja merecia um post...

Boa crónica JG :)
stadium a 16 de Junho de 2010 às 20:32
Primeiro seleccionador deste mundial agraciado com o prémio "achas que sabes ser o José Mourinho de Nou Camp" para o Hitzfeld. E com uma ponta de felicidade até ganhou. Tanto como os 3 pontos da vitória, psicologicamente a Suíça será a equipa mais moralizada nesta altura. E como são valiosas estas improvaveis injeções de moral em torneios deste género logo à primeira jornada.
Muito rigor táctico e resultado conquistado para além do empate da ordem.

A "Cura de Humildad" no título da Marca, pode ser extensiva ao próprio jornal. Têm sido um bocado prepotentes as crónicas e editorial da Marca supondo o passeio espanhol até à final como "a walk in the park", ao qual uma cura de humildad não vai nada mal.
Houve alguma infelicidade da equipa. O fluxo ofensivo foi constante, sentido único, então acredito que com uma ou outra alteração de inicio, sacrificando passe, e potenciando a concretização com alguém mais próximo do Villa, os jogos quer com o Chile quer com as Honduras corram de outra forma e sem mais drama que possam estar nos oitavos.

Para estar nos oitavos, ficar colocado em segundo lugar no grupo de Portugal, pode vir a ser coisa boa.
joe a 16 de Junho de 2010 às 22:59

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
fantasy league jabulani
fantasy league jabulani (clica na imagem)

Jabulani Fantasy League

Código - 361892-84570

arquivos
2010
pesquisar neste blog
 
Jabulani Blog

Divulga também a tua página
últ. comentários
o craque do jogo foi o cavani
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Agora que o Mundial de futebol terminou, importa r...
Não sendo propriamente um criativo de futebol, que...
Sr. Gonçalo Sousa, você não foi para aqui chamado....
Se vais pelo número de jogos não podes por o Coent...
Isto é incrível.Qualquer merda hoje em dia tem um ...
Calça meia grossa, Ribeiro
Posts mais comentados
blogs SAPO