Tenho um fraco pela equipa espanhola porque trabalho muitas vezes em espanha, madrid.
fico contente por ler um texto tão realista a não cair na tentação de gozar com os vizinhos espanhóis.
bom trabalho, parabéns.
luigi a 16 de Junho de 2010 às 19:38
A Espanha não teve sorte nenhuma- Perdeu mas não fez um jogo tão mau quanto alguns navegadores...
J.G. a 16 de Junho de 2010 às 20:00
esse pormenor dos quase 500 minutos sem sofrer golos da Suiça é muito bom.e atenção que eles hoje perderam cedo o suposto melhor defesa-Senderos.

De resto, vi o jogo de forma muito intermitente mas ...Busquets porquê?

Renato a 16 de Junho de 2010 às 19:51
Para (não) variar, mais um jogo que não tive oportunidade de acompanhar (estes horários põem-me doido). No entanto, pelo feed-back que fui recebendo, penso que, sem desprimor para a exibição da Suiça (atenção a esta selecção!) a Espanha teve várias oportunidades para concretizar.

Julgo que Del Bosque terá sido algo conservador, pois aquele 4x1x4x1 é, na verdade, um 4x5x1, com David Villa sozinho na frente. No meio-campo, terá faltado profundidade ofensiva, pois todos os jogadores são médios de passe curto, apoio, num tipo de futebol mais cerebral, mas demasiado verticalizado pelo centro. Pelo que me apercebi, David Silva, aquele que poderia dar mais sentido atacante no flanco, jogou à direita. Depois, vejam: Busquets, Xabi Alonso, Xavi e Iniesta. Muitos médios com características algo semelhantes, óptimos para a posse e circulação de bola, mas com menor fulgor nas jogadas de desequílibrio em 1v1 (não sei como jogou Iniesta).

Das duas uma: ou a Espanha prescinde de um médio (Busquets/Xabi Alonso) e mete mais um avançado (Torres?); ou os médios-ala têm de ser jogadores com outros atributos. Por exemplo, Jesús Navas, à direita, mantendo David Silva, à esquerda. Assim, em posse, a Espanha pode desenhar um 4x3x3 e ser mais acutilante.

Bem, esta conversa ja merecia um post...

Boa crónica JG :)
stadium a 16 de Junho de 2010 às 20:32
Primeiro seleccionador deste mundial agraciado com o prémio "achas que sabes ser o José Mourinho de Nou Camp" para o Hitzfeld. E com uma ponta de felicidade até ganhou. Tanto como os 3 pontos da vitória, psicologicamente a Suíça será a equipa mais moralizada nesta altura. E como são valiosas estas improvaveis injeções de moral em torneios deste género logo à primeira jornada.
Muito rigor táctico e resultado conquistado para além do empate da ordem.

A "Cura de Humildad" no título da Marca, pode ser extensiva ao próprio jornal. Têm sido um bocado prepotentes as crónicas e editorial da Marca supondo o passeio espanhol até à final como "a walk in the park", ao qual uma cura de humildad não vai nada mal.
Houve alguma infelicidade da equipa. O fluxo ofensivo foi constante, sentido único, então acredito que com uma ou outra alteração de inicio, sacrificando passe, e potenciando a concretização com alguém mais próximo do Villa, os jogos quer com o Chile quer com as Honduras corram de outra forma e sem mais drama que possam estar nos oitavos.

Para estar nos oitavos, ficar colocado em segundo lugar no grupo de Portugal, pode vir a ser coisa boa.
joe a 16 de Junho de 2010 às 22:59