Segunda-feira, 21 DE Junho 2010
Será que Cristiano Ronaldo irá finalmente descobrir que tem de retirar o papelinho de prata para que o "ketchup" saia todo? E já agora, se Jong Tae-Se marcar a Portugal irá candidatar-se à presidência da Coreia do Norte? Quanto ao Carlos Queiroz, mais do que ser o jogo do tudo ou nada nacional, não será mais do "nosso" seleccionador? Quanto ao Chile e Suiça, qual será a combinação entre o picante chilli e o doce chocolate? E, finalmente, será que vamos finalmente ver os espanhois em fúria? Ou será mais fácil vermos um golo hondurenho? Estas e outras questões bem mais interessantes serão debatidas em mais um prognóstico da "Jabu". Por isso continue a ler as próximas linhas e não se esqueça de dar a sua opinião.

 


Portugal Portugal Coreia do Norte Coreia do Norte
Com o jogo a realizar-se às 12:30, já ninguém vai ter desculpas. Os portugueses porque não poderam dizer que não podem ver devido ao horário. Aliás, têm uma boa desculpa para alargar um pouco mais a hora do repasto. Os jogadores também já não se podem desculpar com o frio ártico das noites invernais africanas. Pelo menos àquela hora o sol vai alto e o ambiente é mais quentinho.
Sem mais desculpas esfarrapadas, iremos ter, frente a frente, Portugal e Coreia do Norte a reeditarem um dos melhores jogos alguma vez assistido em mundiais. Nesse jogo, em 1966, no milénio passado, os norte coreanos prosseguiam a sua senda de surpresas, até que ao mintuo 23, um dos maiores jogadores mundiais, diria mesmo épico, de seu nome Eusébio (sem dúvida o melhor jogador africano de todos os tempos! pelo menos para mim), resolveu inverter literalmente o jogo a favor das suas cores: as cores nacionais!
O prognóstico da "Jabu" coloca um redondo RESERVADO para este encontro. Mas não é daqueles que originam faixas de confiança espalhadas por praças e rotundas em todo o país... antes pelo contrário! Desenganem-se aqueles que pensa que o jogo está no papo. A Coreia do Norte tem argumentos mais do que suficientes para frustar o nosso débil jogo ofensivo.
Primeiro, a equipa nacional não sabe jogar com a defesa subida, tentando recuperar e pressionar a equipa adversária, um pouco como o Barcelona e o Benfica fizeram nesta temporada. Isso permitiria que a equipa perdesse menos tempo na recuperação da bola e para além disso aproveitavam melhor o desposicionamento norte coreano.
Segundo, e para mim este é que é o factor mais nefástico para o "clube" Portugal, o entrosamento da nossa linha da frente está bem longe do ideal para este nível competitivo. Continuo a não ver como Liedson, CR7 poderão funcionar bem juntos, até porque nenhum deles é daquele tipo de jogador capaz de servir de apoio um do outro. São avançados que procuram a tabela com a bola nos pés e procuram o espaço sem a bola. Resultado, correm muito, rematem pouco, discutem muito, e pior que isso desconcentram-se, levando mesmo a que o resto da equipa se sinta frustada. Se atendermos que o adversário é pelo menos 100x inferior a nível de ranking mundial da FIFA, a frustação torna contornos de auto-humilhação.
Terceiro, o adversário por mais que o tentem desvalorizar, já demonstrou em campo, frente aos "nossos irmãos" brasileiros, e até aos nossos "amiguinhos" gregos, que também têm valor. Lá atrás, na defesa no núcleo de 3 defesas centrais, destaco o #13, o Chol Jin, joga quase sempre limpo.  Depois, no meio-campo ofensivo o Yun Nam (#8) e o Yong Jo (#10) , que conseguem quase sempre manterem-se próximos do poderoso avançado Jong Tae-Se (#9, a falta que este rapaz faz à selecção nipónica...), quando este temporiza para o contra-ataque.
O destaque norte-coreano vai concerteza para o "Rooney asiático". É um jogador que frente a Juan e Bastos deixou-os colados num slalom serpenteado com remate à figura para Júlio César. Por outro lado, sempre deu mais trabalho a Lúcio, que apenas conseguia cortar a bola ou para a linha lateral ou para canto, do que o Drogba, que ainda hoje foi metido no bolso de seu calção. Trata-se pois de um talento que merece outros voos e outro respeito. Ficam já avisados.
De facto, Portugal não transpira confiança (dentro e fora), não transpira inteligência (esta é para Deco e Carlos Queiroz), não transpira estratégia de jogo bem estudada (esta é para ti CQ), não transpira entrosamento (que treinos eles fazem?), e sobretudo, transpira pouco (será o problema de produtividade nacional?)!
Não será com o ritmo de "peladinha" que conseguirão conquistar três pontos aos norte-coreanos, muito menos tentarem "matá-los" de tédio.
Em termos tácticos, porque é que não se aposta num 4-2-3-1? Forçar a que tenhamos sempre um carrossel de movimentações entre jogadores como CR7, Simão e Danny numa linha intermédia, para levar o terceiro central, os médios mais defensivos e os laterais da Coreia a desposicionarem-se ou cometerem faltas à entrada da área. Se tivermos uma referência mais fixa na área que funcione um pouco como um "poste" no basquetebol (parabéns Lakers! parabéns Kobie! parabéns Gasol!), que possa não só tabelar, como arrancar como fez hoje o Luis Fabiano, frente à defesa norte coreana, era muito bom. Caso ainda não perceberam, eu sou a favor do Hugo Almeida. Chamam-lhe cepo, mas frente a Moçambique entrou e marcou enquanto o Liedson nunca conseguiu entrosar com o Danny, por exemplo. Este poderá até ser uma solução à cobrança de livres sobre o lado direito do nosso ataque. Por outro lado, no meio-campo, convém ter uma combinação de jogadores, um mais intenso, Raul Meireles que tem estado bem, e outro mais posicional, Miguel Veloso. Porquê Veloso e não o Pedro Mendes? Simplesmente, porque o Pedro Mendes tem tendência para ter movimentações idênticas ao Meireles. Por outro lado, em caso de termos de arriscar um central para metermos mais gente lá na frente, Veloso facilmente poderá jogar perto do central que fica em campo, melhor do que o Mendes, por exemplo. No entanto, o motivo mais importante é que Mendes não arrisca tanto nos passes longos como Veloso e Meireles, mas sim no curto. Ora, é muito importante que Portugal com aquele carrossel possa ter alguém que rapidamente mude de flanco para o espaço vazio onde deverá aparecer um lateral. E aqui coloco a minha última revolução no onze português: Miguel por troca de Paulo Ferreira. Numa fase mais adiantada e se tudo correr bem, Liedson, Ruben Amorim e a estrela PP, poderião ser bastante úteis à manobra nacional.
Ah! Desenganem-se que o meu querido CR7 tem a mesma maturidade técnica e táctica que o meu querido "pantera negra" tinha em 66. Digo isto já em jeito de aviso caso o caldo se entorne e para não haver crucificações...

 


Chile Chile Suíça Suíça
Que poderemos escrever sobre estes dois? Se um tem vindo a ser uma revelação pelo seu futebol positivo e entretido, o outro chocou o mundo à menos de uma semana, ao ter derrotado a campeã europeia Espanha, com o tedioso futebol defensivamente organizado.
Sinceramente, o que desperta mais neste encontro, não é tanto os artistas em si, embora goste muito de dois: o chileno Valdívia e o suiço Gélson Fernandes. O que realça neste grupo, é sobretudo as diferentes mentalidades e filosofias de jogo. Enquanto Bielsa, faz como o camaleão e consoante o adversário vai alterando a sua estrutura defensiva, já o Hitzfeld junta linhas, bem juntinhas e deixa dois lá na frente bem próximos um do outro. Frente à Espanha foi assim, será que fará o mesmo frente ao Chile menos cotado no ranking? Isso é a questão que boa parte do mundo futebolístico quer ver respondida amanhã.
O prognóstico da "Jabu" para este encontro é um empate com muitos golos da doce Suíça e dos "red hot Chile e peppers". Mas, estou convicto que apesar dos muitos golos veremos grandes voos de Diego Benaglio.

Espanha Espanha Honduras Honduras
Se não for com esta equipa que a Espanha ganha, não sei com quem será! Se não jogar frente a uma poderosa Espanha, não sei quando irá a "pantera" jogar!
Prevejo uma Espanha realmente em fúria, fazendo uso à sua fama. Prevejo um ataque diabólico com a dupla de Davids (Villa e Silva) servidos por outra dupla, esta do Barcelona, com um tal de Iniesta e um "olhos de camaleão" Xavi.
Desculpa-me Honduras, mas muito embora tenham alguns bons jogadores (Figueroa, Wilson Palacios,...), penso que a pressão, a intensidade, a velocidade das combinações espanholas, irão fazer-vos sofrer. Mas, e esta é a beleza do futebol, podem utilizar todos aqueles 30 a 40 metros que Puyol e Piquet costumam dar ao subirem para encortarem espaços. Como Ramos, posicionalmente não é dos laterais mais perfeitos, e já agora, o Capdevilla não tem velocidade de ponta, penso que já perceberam onde quero chegar não é? Se atacarem em velocidade e objectivamente sem mastigarem tempos de passe, poderão causar surpresas. Por isso, Mendoza, mete a "pantera" David Suazo!
De qualquer das formas, o prognóstico da "Jabu" para este encontro vai para a vitória da Espanha. Que haja a festa do golo de parte a parte que é disso que o povo gosta!
Por falar em golos: CR7, tira a barriga de misérias e marca imensos golos amanhã, ok?! A Jabulani agradece!

PP

PS: Não se esqueçam de tentar descobrir a "gralha" no texto e já agora, quantos jogadores é que já jogaram ou jogam em Portugal e estarão presentes nos jogos do grupo H?
publicado por J.G. às 09:43
O ultimo dia com jogos em três horários diferentes – eu bem digo que isto acaba sempre depressa demais :(

Sinceramente, quanto a Portugal, já não consigo distinguir a realidade do “wishful thinking”. Assim, estou convencido, ou quero me convencer sei lá, que Portugal hoje ganha mais ou menos calmamente.

Chile e Suíça vão entrar cheios de confiança. Tal como o Uruguai, este Chile é o melhor em muitos anos. Como nem todos os dias é Natal, desta vez a Suíça perde.

Espanha! Mais uma favorita pressionada. Esta, vai vencer.
PSL a 21 de Junho de 2010 às 10:06
Podes crer!
agora só daqui a 4 anos outra vez 3 horários de jogos por dia. :(
J.G. a 21 de Junho de 2010 às 11:25
Estou a ver que já estamos nostálgicos e ainda a procissão vai no adro... ;D
PP a 21 de Junho de 2010 às 19:28
Vá lá, vá lá, cuidei que o "poderam" era erro de proporções queiroszianas, afinal vai-se a ver e é gralha, ainda por cima propositada.
José, o Alfredo a 21 de Junho de 2010 às 11:57
É verdade! Erro meu!

De qualquer das formas, concentrar-se um comentário num blog de futebol apenas num pequeno erro num texto com mais de 100 palavras, é um bocado excessivo e reboscado, não achas?

O mais engraçado é que estiveste mais atento aos erros ortográficos que ao erro de assunto no artigo. Foi esse que foi propositadamente inserido. Volta a ler e vê lá se encontras do que é que estou a "falar". Ah! E não te esqueças de responder à pergunta final.

;D

PS: Mas, que rico almoço, tirámos a barriga de misérias ;D
PP a 21 de Junho de 2010 às 14:35
Olha, bingo :)
PSL a 21 de Junho de 2010 às 21:11

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
fantasy league jabulani
fantasy league jabulani (clica na imagem)

Jabulani Fantasy League

Código - 361892-84570

arquivos
2010
pesquisar neste blog
 
Jabulani Blog

Divulga também a tua página
últ. comentários
o craque do jogo foi o cavani
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Agora que o Mundial de futebol terminou, importa r...
Não sendo propriamente um criativo de futebol, que...
Sr. Gonçalo Sousa, você não foi para aqui chamado....
Se vais pelo número de jogos não podes por o Coent...
Isto é incrível.Qualquer merda hoje em dia tem um ...
Calça meia grossa, Ribeiro
Posts mais comentados
blogs SAPO