Terça-feira, 22 DE Junho 2010

Dezaseis anos atrás e estas duas equipas enfrentavam-se no Mundial do Estados Unidos da América na fase de grupos. Maradona fez um golo que seria o último apontado pelo seu país.

Neste dia mas há 24 anos jogava-se um Inglaterra-Argentina em que um tal de Maradona trouxe a mão de Deus à terra e deixou por terra meia equipa inglesa no golo mais belo de todos os Mundiais.

Messi ainda nem era nascido mas foi ele que herdou parte da genialidade de Maradona e é dele que se espera sempre algo que nos faça recordar a magia de Diego. Dizem que para se ser craque é preciso fazer golo e ninguém tem dúvidas que Leo os sabe fazer só que neste Mundial a bola parece não querer obedecer ao argentino e assim quem ganha são os seus companheiros como já vamos ver.

Apetece-me agradecer à Argentina esta vitória por 2-0. Agradeço porque acaba de vez com aquele futebol de 10 a defender e o Samaras à espera do milagre obedecendo à ditadura matemática dos pontos que poderiam apurar os gregos. Já chega deste anti-futebol que tanto sucesso fez em 2004 e que ainda há pouco tempo destroçou os ucranianos. Na 1ª parte só se viu a Argentina a tentar marcar, ou seja a equipa que já estava apurada tentava marcar golos a equipa que tinha de pontuar limitava-se a defender. E foi ver Aguero, Messi, Veron, a carregarem e rematarem de todos os lados tentado furar o muro branco mas Tzorvas brilhou na baliza e segurou o empate até ao intervalo.

Na 2ª parte a Grécia parecia ter percebido que tinha de procurar a baliza adversária se quisesse continuar a competir em África e logo de início houve grande remate de Samaras a prometer nova postura. Nada de mais errado... O filme continuou exactamente na mesma. Bola para os argentinos que desesperavam para conseguir arranjar espaços no ataque onde Milito e Kun não paravam de lutar. Sim, porque Maradona rodou a equipa mas recuso-me a chamar a estes jogadores de "2ª escolha". Já com Di Maria e Pastore em campo chegou o golo que como não poderia deixar de ser veio no meio de muita insistência. Canto apontado por Di Maria na esquerda e Demmichelis faz o golo a dois tempos, de cabeça acerta com a bola em Milito e na sobra fuzila a baliza de Tzortas. Golo muito merecido para os sul americanos mas ainda mais merecido para os gregos.

O que aconteceu nos últimos 10' de jogo devia vir num manual de posse de bola e futebol de ataque. Mesmo a perder a Grécia abdicou do jogo e a Argentina aproveitou para dar show. Passes seguidos entre jogadores durante largo tempo e arrancadas de Messi e Di Maria sempre de olhos na baliza. Numa dessa jogadas Messis combina com Di Maria e ensaia grande remate que Tzortas defende para a frente onde estava o recém entrado e eterno Martin Palermo a fazer um golo histórico já que se tornou no mais velho jogador argentino a marcar num Mundial.

Argentina fez o pleno da fase de grupos, a Grécia vai para casa e bem que podia repensar no seu estilo e tentar mudar... tudo!

 

Melhor em Campo: 10 Lionel MESSI

publicado por J.G. às 22:03
Se não é propositado, parece. O Maradona, jogo a jogo, vai desfazendo todas as críticas. Hoje foram mais dois argumentos a cair por terra: o erro na tal aposta em desconhecidos (exemplificada no defesa esquerdo do Independiente) e a inutilidade de Martin Palermo.
N.T. a 22 de Junho de 2010 às 22:23
verdade, tadeu.
excelente defesa esquerdo!
J.G. a 22 de Junho de 2010 às 23:05
Olho para a ficha de jogo e dos habituais titulares, apenas vejo o Romero, o Di Michelis, o Maxi e o Messi. Olho depois para o resultado e vejo que venceram e convenceram. Olho para o resumo das jogadas e vejo só lances de perigo da Argentina. Olho para as estatísticas de jogo e só dá Argentina. Recordo 2004 e...

Epá, é melhor pensar que isto é futebol!
PP a 22 de Junho de 2010 às 23:05
Queria só deixar um reparo que acho bastante importante para o resto do campeonato e como os jogadores podem estar motivados e de apoio total ao treinador....a Argentina dos 23 jogadores penso que já utilzou 21 jogodres apenas faltando utilizar os dois guarda-redes suplentes pois o Romero tem sido sempre titular. E se comprova que esta selecção tem um "plantel" muito bom!!!
Sempresente a 22 de Junho de 2010 às 23:31
Maradona tem um problema na defesa que pode vir a ser fatal na fase de eliminação . Falo no seu lado direito habitualmente titular, com Jonas Gutierrez e Demichelis . Jonas não e um defesa e tem tendência a abrir espaço nas costas ou estar fora de posição . Dai não viria grande mal ao mundo se o central do seu lado não fosse Demichelis , que não e rápido a pensar ou movimentar-se e tem dificuldades quando um adversário o enfrenta em corrida.
Nos três jogos, e apesar de ter impressionado ofensivamente, os adversários tiveram sempre oportunidade de colocar a Argentina sobre pressão na sua defesa - ontem por uma vez quando Samaras poderia ter adiantado a Grécia após uma fífia inevitavelmente de Demichelis . Julgo que na fase cínica da competição isto pode custar caro a Argentina, se não for corrigido.
Aos críticos da convocação de Palermo e Bolatti , diria mesmo que estes foram os primeiros nomes na lista de Maradona . Foram eles que marcaram os golos decisivos, contra Peru e Uruguai respectivamente, que permitiram a Argentina e Maradona estar na África do Sul. El Pibe pode ter muitos defeitos mas mal agradecido não parece ser; assim, na minha opiniao, se comeca a ganhar um grupo de trabalho.
Cumprimentos
MS a 23 de Junho de 2010 às 08:09
concordo contigo. é uma observação pertinente essa sobre a defesa. também tenho as minhas dúvidas.
J.G. a 23 de Junho de 2010 às 11:11

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
fantasy league jabulani
fantasy league jabulani (clica na imagem)

Jabulani Fantasy League

Código - 361892-84570

arquivos
2010
pesquisar neste blog
 
Jabulani Blog

Divulga também a tua página
últ. comentários
o craque do jogo foi o cavani
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Agora que o Mundial de futebol terminou, importa r...
Não sendo propriamente um criativo de futebol, que...
Sr. Gonçalo Sousa, você não foi para aqui chamado....
Se vais pelo número de jogos não podes por o Coent...
Isto é incrível.Qualquer merda hoje em dia tem um ...
Calça meia grossa, Ribeiro
Posts mais comentados
blogs SAPO