Quinta-feira, 24 DE Junho 2010

 

Quem é que passa à fase do "mata-mata" nos grupos E e F? Esta é a questão que o dia 14 do mundial vai responder. Até lá, quais os vossos prognósticos?
Confronto de gigantes! (Paraguai - Nova Zelândia; 15:00, Estádio Peter Mokaba)

Paraguai Paraguai Nova Zelândia Nova Zelândia
Podem achar irónico, mas o tamanho dos avançados em jogo não desmentem: é um confronto literalmente de "gigantes"!
De um lado os "all white" com Fallon e companhia, são quanto a mim, conforme já tive oportunidade de escrever, das melhores equipas a jogar de cabeça no ataque. Em termos tácticos, já toda a gente sabe as carências da turma da oceania. Uma delas é a falta de qualidade técnica em muitos jogadores, mas quando comparados com outras grandes selecções. Contudo, e aqui está a arte e beleza deste desporto, não só compensam em esforço, dedicação, devolução (aonde ouvi isto...) e simplicidade de processos. São dos jogadores que mais procuram um companheiro a quem passar a bola durante os encontros. Se adicionarmos a isso uma capacidade de leitura, podemos ter a certeza que se lhe derem a oportunidade, os neozelandeses irão concerteza aproveitar, pois não são uma selecção que joga 90 minutos à defesa. Espreitam sempre o ataque e até são bastante construtivos. Ah! E quem diria que a Nova Zelândia conseguia chegar ao último jogo totalmente dependente de si para seguir em frente na competição?
Quanto ao Paraguai, conhecida por ser uma das, senão a melhor, defesa sul-americana, está a cumprir com o plano. Sinceramente, não tenho gostado lá muito das suas exibições. O seu seleccionador, tem adaptado demasiado a sua equipa para com os adversários, protegendo em demasia (acho eu!) em termos defensivos. A táctica vocês já a sabem: o tradicional 4-4-2. Sou daqueles que já vi este Paraguai a jogar de forma livre e desinibida (e com o saudoso Cabañas) subjulgar a Argentina de Maradona. Por saber que eles têm todo esse potencial é que pergunto: para quando uma exibição personalizada e auto-confiante de todo o seu potencial? Já agora, estou curioso por saber se Santa Cruz e Cardozo irão jogar de início... é que os neozelandes são uns calmeirãos na defesa...
Prognóstico da "Jabu": eu gosto deste tipo de selecções "underdogs" como é o caso da Nova Zelândia, mas também gosto imenso do Paraguai. Sinceramente, que ganhe a melhor selecção em campo. Mas, aviso que o que poderá fazer a diferença não será tanto o físico ou a técnica de ambas as equipas, mas sim a "manha" sul-americana. Vai uma aposta? Espero, sinceramente, que não seja esse o factor que desiquilibrará.
Será que vai haver surpresa? (Eslováquia - Iália; 15:00; Estádio Ellis Park)

Eslováquia Eslováquia Itália Itália
Não sei porquê, mas penso que este jogo poderá ser surpreendente para o mundo futebolístico.
A Eslováquia, para poder classificar-se precisa de vencer o seu jogo e aguardar que o Paraguai vença ou empata o seu jogo frente à Nova Zelândia. Uma derrota do Paraguai também é possível, mas neste caso, terá que vencer a Itália por valores que garantem uma diferença de golos marcados e sofridos superior à concorrência. De qualquer maneira, a Eslováquia pode  Será que Hamsik e companhia estarão ao nível do desafio? Se conseguirem estar no seu melhor, irão ser um osso duro de roer.
Do lado transalpino, ainda sem Pirlo, com De Rossi e Di Natale como figuras de proa, a Itália ainda não apresenta aquele futebol que a levou ao estatuto de campeão mundial. Cannavaro demonstra a sua má forma de jogo para jogo. Buffon está lesionado. No meio-campo, Marchisio corre, corre e corre, mas decisões acertadas é que está quieto. Iaquinta e Gilardino não têm tido acerto. Pergunto: para quando uma oportunidade para Fábio Quagliarella, sr. Lippi?
Prognóstico da "Jabu": seria importante que a Itália vencesse e passasse à próxima fase. Aliás, seria até surpreendente, dada a actual forma da "squadra azzura". Contudo, também seria engraçado ver o destino a pregar novamente uma partida à "cigarra" (considero a Itália a eterna cigarra do futebol, tal a forma tardia como ela descola nas competições). Ora, que seja um bom encontro, sem casos, com bons pormenores, emoção e também algumas contas de mercearia.
Últimos contra primeiros (Camarões - Holanda; 19:30; Estádio Green Point)

Camarões Camarões Holanda Holanda
Como o título diz, será um encontro entre os últimos e os primeiros do grupo. A Holanda já classificada, só se tem de esforçar (ou não) para escolher o adversário que deseja ter na próxima fase.
Mais uma vez, Camarões ao jantar (;D). Poderá ser um bom "feeling" para os africanos. Nada mal uma iguaria dessas ao jantar, não acham? Continuando... fiquei um pouco triste por Camarões ter acordado tão tarde para o mundial. Fizeram um belíssimo jogo frente à Dinamarca, um dos melhores até ao momento, em todo o mundial. Paul Le Guen fez marcha atrás, embora tardiamente, colocando os "leões indomáveis" a praticar um futebol mais condizente com o seu potencial. Sinceramente, gostava que os Camarões tivessem uma despedida em grande deste mundial, com Eto'o, Webo, Mbia e Emana em grande plano.
Há quem diga que "laranja de manhã é ouro, de tarde é prata e à noite mata". Talvez seja apenas um mito, mas que os Camarões devem-se precaver, pelo sim e pelo não, disso não tenho a menor dúvida. Agora dúvidas tenho relativamente ao onze que o seleccionador holandês vai usar. Será que irá fazer descansar Sneijder, van der Vaart, van Persie ou até mesmo o Dirk Kuyt? O esquema penso que será o mesmo e só em caso de emergência é que muito provavelmente iremos ver outras nuances tácticas por parte dos "orange".
Prognósticos da "Jabu": num jogo que poderemos ver muitas caras novas no onze holandês, Camarões vencerá, pois a Holanda com um parcial de golos marcados e sofridos de 3 entra na última ronda bem descansada quanto à questão da liderança do grupo. Por outro lado, para os africanos será o querer despedirem-se em grande, frente a uma poderosa selecção europeia e com vontade de dizer: os últimos são os primeiros!
Luta mano-a-mano entre "vikings" e "samurais" (Dinamarca - Japão; 19:30; Estádio Royal Bafokeng)

Dinamarca Dinamarca Japão Japão
De todos os jogos deste 14º dia, este é o único entre duas selecções em igualdade pontual e que dependem exclusivamente delas próprias para passar à próxima fase. Nota importante, em caso de empate neste encontro passa o Japão, pois a Dinamarca tem saldo negativo na questão do diferencial de golos marcados e sofridos. Sendo assim, espera-se que a Dinamarca assuma o encontro com um Japão em contra-ataque.
Os dinamarqueses descobriram a melhor forma de alimentar aquele monstrinho de mais de 2 metros de altura, chamado Brentner, que eles têm como ponta-de-lança. A partir deste momento, são claramente um adversário de enorme respeito. Continuo a pensar que os seus elementos chave neste mundial têm sido: Rohmmedahl, Brendtner, Kjaer (não vai jogar este encontro!) e Agger. Com a ausência de Kajer, antevejo algum desacerto defensivo, sobretudo nos lances de bola parada. Claramente um ponto onde os nipónicos podem e devem explorar. Tacticamente não estou a ver necessidade de grandes alterações. O 4-2-3-1 servirá na perfeição. Terão é que entrar com todo o gás, para tentar surpreender a formação asiática.
Os japoneses, com o seu tradicional 4-5-1, penso que poderão ser mais ambiciosos neste encontro. Em primeiro lugar gostaria que o Honda jogasse no apoio a um avançado e não como avançado sózinho lá no ataque. Não é que tenha vindo a comprometer, mas penso que poderá render mais se jogar de frente para a baliza. Em segundo, Nakamura, o "10" da companhia tem de ser titular. Com ele em campo o futebol nipónico fica logo mais fluido. Em terceiro, gostava de salientar a dupla de centrais japonesa, formada por Tulio TanakaYuji Nakazawa, que têm dado muito boa conta do recado.
Prognóstico da "Jabu": face à iniciativa de jogo recair sobre a Dinamarca, que está em desvantagem no confronto directo com o Japão, este terá a oportunidade de ouro de jogar da forma como melhor se expressa, ou seja, em contra-ataques rápidos, lançados por Nakamura e conduzidos por Honda. Com uma defesa central semi-nova, a Dinamarca se não for muito forte, poderá claudicar por aí. Será igualmente um excelente teste à dupla nipónica. O resultado esperado é um empate.

PP

PS: Como sabem Cardozo, poderoso ponta-de-lança paraguaio, joga em Portugal. Quais os outros jogadores que jogam ou que já jogaram e que vão estar presentes nos encontros de hoje?
publicado por jabulani às 09:46
Ora viva. Isto hoje está mais fácil.
No F: Itália tem de vencer; e é o que ira acontecer. O Paraguai está mais à vontade; até o empate serve frente aos surpreendentes kiwis-empatas.
No E: Holanda já apurada frente a Camarões já afastados não augura nada de relevante; atenções no duelo nipo-nordico, onde o empate aproveita aos do sol nascente. Aqui não aposto, tripla, portanto.

[vou me baldar, uma vez mais, à resposta às questões, ok?]

;)
PSL a 24 de Junho de 2010 às 11:15
Baldas-te porque não há prémios, não é?

Hmm... vou ver o que se pode fazer...
PP a 24 de Junho de 2010 às 19:20
Antolin Alcaráz - Paraguai
Marek Cech - Eslováquia
Mauro a 24 de Junho de 2010 às 13:58
And the winner is...

... Mauro!

Boa! ;D
PP a 24 de Junho de 2010 às 19:19
Passa 1Paraguai 2Italia e 1Holanda 2Dinamarca...Erros (propositados ou nao): o Bendtner (e nao brendtner) nao tem mais de 2m, tem 1.91 axo eu. jogadores k ja passaram por portugal? so m estou a lembrar do Alcaraz.
Continuem o bom trabalho na Jabulani ;)
avc a 24 de Junho de 2010 às 14:16
Obrigado pela correcção ortográfica do nome do dinamarquês. (Não digas a ninguém, mas essa foi mesmo gralha do autor... lol!)

Sobre a altura, também tens razão, 9 cm fazem sempre diferença... ou não! ;P

Sobre os jogadores que já passaram em Portugal, o vencedor por o Mauro, pois faltava-te aí o Marek Cech, que já actuou no Porto.

Termino novamente com um obrigado! A gerência agradece!
PP a 24 de Junho de 2010 às 19:23

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
fantasy league jabulani
fantasy league jabulani (clica na imagem)

Jabulani Fantasy League

Código - 361892-84570

arquivos
2010
pesquisar neste blog
 
Jabulani Blog

Divulga também a tua página
últ. comentários
o craque do jogo foi o cavani
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Agora que o Mundial de futebol terminou, importa r...
Não sendo propriamente um criativo de futebol, que...
Sr. Gonçalo Sousa, você não foi para aqui chamado....
Se vais pelo número de jogos não podes por o Coent...
Isto é incrível.Qualquer merda hoje em dia tem um ...
Calça meia grossa, Ribeiro
Posts mais comentados
blogs SAPO