Sábado, 26 DE Junho 2010
E ao 16º dia do mundial, finalmente temos o "mata-mata"! Quais os vossos prognósticos para os jogos de hoje?
Defesa robusta contra ataque leve (Uruguai - Coreia do Sul; 15:00; Estádio Port Elizabeth)
Uruguai Uruguai Coreia do Sul Coreia do Sul
Frente a frente dois estilos bem diferentes de jogar futebol, embora de princípios diferentes.
De um lado os uruguaios, que fazem da sua defesa compacta uma das suas maiores armas, para que Forlan, Suarez e Cavani assim como mais um ou outro médio/lateral possam atacar de forma cirúrgica. O seu elemento mais móvel é o seu "10". Por ele passa todo o jogo ofensvio da selecção "celeste". O 4-3-3 (mais um 4-1-2-1-2, em que o "10", Forlan, por ser um dos melhores avançados da actualidade, acaba por fazer quase sempre o trio de avançados) de Tabarez é muito polivalente, graças aos jogadores que tem à sua disposição, pois permite que um só jogador possa fazer pelo menos duas posições. Maxi e Alvaro Pereira, Fucile, entre outros estão entre esses jogadores multifunções. Aliás, esta tem sido uma característica que as selecções sul-americanas têm demonstrado neste mundial, pelo menos as que falam castelhano.
Do lado sul coreano, nota-se uma evolução futebolística fantástica nos últimos 10 anos. O mais engraçado é que se antes poderíamos se calhar distribuir o mérito pelos seleccionadores estrangeiros que passavam por esta selecção, hoje temos de dar ainda mais mérito ao trabalho de Huh Jung Moo. O seu 4-2-3-1, sendo que o 3 de meio-campo ofensivo trabalha quase em carrossel e consegue ao mesmo tempo ajudar nas tarefas defensivas, é do ponto de vista táctico um triunfo que muitos poucos neste mundial conseguiram. Têm jogadores importantes na defesa como o experiente lateral Lee Young-Pyo (a revelação sul coreana no mundial 2002) e o central goleador Lee Jung Soo (já tem dois golos nesta edição do mundial). No meio-campo conseguem misturar formigas operárias com formigas atómicas, tais como o actual melhor jogador sul coreano Park Ji Sung e Lee Chung Yong. No ataque, o rato de área chamado Park Chu Young é um perigo iminente para as defesas adversárias.
Prognóstico da "Jabu": em termos de individualidades o Uruguai é mais sonante. Mas, os celestes ainda não me convenceram totalmente como equipa, muito embora tenham vencido o último encontro, frente a um México que estava a ser umas das agradáveis surpresas deste mundial pelo seu futebol positivo. Em termos defensivos são muito bons, mas o ataque continua pouco fluido. Por outro lado, a Coreia do Sul, tem menos nome, mas um contra-ataque mais venenoso. São duas equipas de perfil defensivo, pelo que não estamos à espera de muitos golos neste encontro. Será que a manha sul-americana poderá fazer a diferença? Talvez, embora espere que não!
Dois grandes vencedores! (EUA - Gana; 19:30; Estádio Royal Bafokeng)

EUA EUA Gana Gana
É impressionante a evolução destas duas selecções. Quanto a mim são já vencedoras por terem chegado tão longe e com tão pouco "pedigree" futebolístico.
Ok! É certo que o Gana tem mal ou bem formado grandes futebolistas nas últimas décadas, mas são casos isolados. Caso de jogadores que vão muito cedo para a europa e lá adoptam novas competências. Agora, funcionarem como verdadeira equipa, penso que só em 2006 e agora em 2010. Eles devem isso a um sérvio que soube muito bem integrar o 4-2-3-1 aos seus atletas. Mas, não foi só no aspecto táctico. No aspecto mental também houve evolução a começar pelo espírito que incutiu aos restantes atletas que souberam que não poderiam contar com o seu capitão e melhor jogador Essien para este mundial, devido a lesão. Em termos defensivos jogam de forma europeirizada, ou seja, compacta, com linhas juntas e muita entreajuda. No meio-campo, juntam o músculo, o pulmão e a arte de forma eficaz (Prince, Appiah, Muntari,...), mas no ataque e nas alas (Ayew, Asamoah, Gyan,...), tendem sempre a entregar em demasia o jogo aos seus atletas. A ideia não está má, mas o ataque deveria ser mais regrado. Por exemplo, Gyan, que costuma vir a meio-campo buscar jogo, tenta demasiadas vezes o 1 contra a equipa adversária, esquecendo-se por exemplo dos seus alas que invariavelmente ficam desmarcados e em melhor posição para conduzir o ataque. Se conseguirem resolver este problema têm melhores condições para ir mais longe.
E os americanos? Será que podem seguir mais longe? YES THEY CAN! A meu ver é das equipas mais emocionantes neste campeonato do mundo. São conscientes dos seus pontos fracos, mas também dos seus pontos fortes. Sabem muito bem o que querem dos jogos e como conseguí-lo. Têm jogadores que individualmente estão entre os melhores deste mundial, tais como Howard, Bradley, Donovan, Bocanegra Dempsey. Têm outros que estão a despontar para a grande ribalta, tais como Edu e Atidore. Junta-se a isto um treinador que sabe preparar a sua equipa e intervir nela nos momentos certos. O que falta mais? Ah! Já sei! Atitude e nunca baixar os braços! É isto a selecção norte-americana. Emocionante não acham?
Prognósticos da "Jabu": estou dividido neste encontro, tal como deverá estar o presidente Barack Obama. De um lado o meu carinho e desejo de ver uma selecção africana chegar o mais longe possível nesta competição. Do outro, a emocionante caminhada dos americanos que nunca viram a cara à luta mesmo num desporto onde são reconhecidos por todos como uns "underdogs". Que ganhe o melhor! Duma coisa sei: será o jogo mais emocionante deste dia!

PP

PS: Sabem qual é a língua secundária que os uruguaios aprendem na escola?
publicado por jabulani às 13:37
O português, por causa do Mercosul.
Luciana a 26 de Junho de 2010 às 14:21
And the winner is Luciana! ;D
PP a 26 de Junho de 2010 às 15:55
O golo madrugador do Uruguai obrigou a Coreia do Sul a mudar. E safaram-se bem. O problema é que sem pontas de lança a sério (ou arbitragens com as de 2002), as coisas ficam difíceis. Mas no dia em que o tiverem serão uma selecção a considerar.

Agora estou curioso para ver como se safa o Gana, que em 2006 foi a minha selecção africana preferida. Sinceramente, acho que não têm um futebol da qualidade do de então (falta Essien, Appiah envelheceu, Muntari não aparece...), mas estão mais sólidos defensivamente. No ataque é que continuo a vê-los muito fracos. Oiço/leio muitos elogios ao Gyan mas continuo a encontrar as mesmas falha na decisão.
N.T. a 26 de Junho de 2010 às 18:19
Sobre o Gyan, estou contigo! Aliás, critico imenso o tipo e fico incrédulo como o sérvio não lhe dá uns gritos. Comigo no banco seria daqueles jogadores que estaria sempre a dar-lhe ordens... mesmo que o tipo não gostasse. Mas, faria dele um sr. avançado! Tem tudo o que é necessário, mas falta o mais importante: cabeça! E não falo de cenas extra-futebol, é mesmo cabeça para o jogo. Saber jogar com o colectivo, saber dosear o esforço, saber quando aplicar o 1 contra 1... enfim, é o tal falhar na decisão!

Agora, vou é estar atento a um rapaz que está a fazer um grande campeonato e que muitos esquecem dele: Prince. Já o vi a jogar como médio mais defensivo, de transição e até criativo e sempre foi dos melhores, naquele meio-campo ganês.

Outro bom jogador é Edu, este americano, muito potencial e já o tinha fisgado à uns dois anos, quando o Benfica de Quique (se não me engano) jogou contra o FC Toronto, ainda ele andava aí.
PP a 26 de Junho de 2010 às 18:41
Creio que as equipas que seguirão em frente, para os 1/4 final são:

Uruguai (escrito à posteriori, mas também não era difícil),
EUA,
Alemanha,
Argentina,
Holanda,
Brasil,
Paraguai e
Espanha

Nas meias-finais: Brasil x Uruguai e Argentina x Espanha
stadium a 26 de Junho de 2010 às 19:09

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
fantasy league jabulani
fantasy league jabulani (clica na imagem)

Jabulani Fantasy League

Código - 361892-84570

arquivos
2010
pesquisar neste blog
 
Jabulani Blog

Divulga também a tua página
últ. comentários
o craque do jogo foi o cavani
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Agora que o Mundial de futebol terminou, importa r...
Não sendo propriamente um criativo de futebol, que...
Sr. Gonçalo Sousa, você não foi para aqui chamado....
Se vais pelo número de jogos não podes por o Coent...
Isto é incrível.Qualquer merda hoje em dia tem um ...
Calça meia grossa, Ribeiro
Posts mais comentados
blogs SAPO