Com 36 centímetros de altura a Taça FIFA pesa 6 quilos e 175 gramas, mas ninguém terá receio de a erguer acima da sua cabeça.
O troféu é composto por 5 quilos de ouro maciço de 18 quilates e a sua base contém duas barras de malaquita (um minério de cobre alterado), facilmente identificáveis pela sua cor verde. De origem italiana - foi desenhado por Sílvio Gazzaniga e produzido por Milano Bertoni -, o troféu foi escolhido de entre 53 candidaturas e veio substituir a Taça Jules Rimet, atribuída em definitivo ao Brasil em 1970, por ter conquistado 3 Campeonatos do Mundo. Franz Beckembauer foi o primeiro jogador a erguer a Taça após a vitória da República Federal da Alemanha no Mundial de 1974.
Contrariamente ao que acontecia com a Taça Jules Rimet, a Taça FIFA não será entregue em definitivo a qualquer selecção que conquiste um terceiro título na sua era – recorde-se que Brasil, Argentina, Alemanha e Itália, todas elas contam com 2 títulos pós-1970 - e será utilizado até 2038, altura em que será gravado o nome do Campeão na última placa disponível na base. O que acontecerá então à Taça? Só a FIFA saberá. Mas é provável que a guarde a sete chaves, considerando o célebre roubo da Jules Rimet em 1983.
Sílvio Gazzaniga definiu assim a representação dos dois homens que seguram o globo terrestre: “As linhas saltam da base em espiral, esticando-se para receber o Mundo. Por entre uma notável dinâmica e a tensão do corpo compacto da da escultura, elevam-se as figuras de dois atletas no exultante momento da vitória!”
LISTA DOS JOGADORES QUE ERGUERAM O TROFÉU:
Franz Beckembauer (RFA) 1974
Daniel Passarella (Argentina) 1978
Dino Zoff (Itália) 1982
Diego Armando Maradona (Argentina) 1986
Lothar Mathaus (RFA) 1990
Dunga (Brasil) 1994
Didier Deschamps (França) 1998
Cafu (Brasil) 2002
Fabio Cannavaro (Itália) 2006