Segunda-feira, 14 DE Junho 2010

A minha selecção vai entrar em campo. É já amanhã que Portugal joga neste mundial de África. Caso ainda não tenham reparado, ou não conheçam os editores do Jabulani, eu sou "oficiosamente" o defensor da Selecção Nacional. Sou o optimista por natureza que acredita que a Selecção vai conquistar tudo e mais alguma coisa. Sou aquele que por mais críticas racionais que possam fazer à táctica, ao escalonamento de jogadores, ao treinador, ao presidente da federação...hum...esqueçam este último, arranjo sempre uma forma de a defender. Acredito sempre na Selecção.

Vejo os jogos todos que posso ao vivo, principalmente onde moro. No Euro 2004 em Portugal, acompanhei a Selecção em todos os estádios. Estive na Luz ao lado dos Gregos na final do nosso descontentamento. Defendi o Scolari em 2006. Defendo Carlos Queirós, embora reconheça que não está a conseguir de forma alguma melhorar o rendimento de Portugal.

Amanhã torço por Portugal. Só desejo a vitória e sofro como se estivesse a ver o meu clube jogar. Já não sou capaz de dizer que a Selecção é mais importante que o meu clube, e digo isto porque no passado havia uma distância muito idêntica em termos de paixão, mas quando a Selecção joga, principalmente em alturas de grandes competições, lá estou eu pronto a vibrar, sofrer, chorar, as emoções que forem necessárias. Repito, sou um optimista por natureza. E não me preocupa que neste momento lá estejam 3 ou 4 brasileiros, mesmo que isso denote um planeamento errado e uma falta de estratégia por parte de quem dirige a Selecção, e isso levava-nos a outras discussões que não são necessárias neste momento.

O jogo de amanhã é vital para as nossas aspirações. As selecções europeias não estão em grande forma, tirando a Alemanha, todos sabemos da importância do primeiro jogo. No nosso caso, os dois primeiros jogos são essenciais. Vencemos e estamos qualificados, podendo entrar na luta pelo primeiro lugar com o Brasil, com a calma necessária de uma Selecção que acredita que pode ir longe. E depois temos o "mata-mata". Claro que os que mais acreditam são eles, os jogadores. E ainda bem que assim é, até porque são eles que vão dominar a Jabulani.

Depois de reflectir, ler, ver os jogos amigáveis e o que realmente pode acontecer já nos próximos dias, eu diria que a minha selecção amanhã jogaria num 4x1x3x2 e passo a indicar os escolhidos:

- na baliza Eduardo mas com receio que a traição da Jabulani ataque;

- na defesa, Ricardo Carvalho e Bruno Alves no centro, Paulo Ferreira na direita e Coentrão na esquerda;

- a "pivot" colocava Pedro Mendes;

- o trio de meio campo seria composto por Simão Sabrosa, Deco e Raul Meireles;

- na frente Ronaldo e mais um pouco na frente Liedson, lá onde ele gosta de jogar;

Vale o que vale. É a minha opinião. Era com esta Selecção que eu atacava o primeiro jogo. Mas amanhã os 11 que entrarem serão os 11 que vou apoiar como se vida dependesse disso. Disso, e se por acaso conseguir ver o jogo, é que também é preciso ter uma entidade patronal que entenda algumas coisas...é a vida, são contas de outro rosário!

Força Portugal!

publicado por Pedro Varela às 22:32
tags:
ALLEZ ALLEZ TU ÉS A NOSSA FÉ!!!
;)
PSL a 14 de Junho de 2010 às 23:09
Nem precisavas de explicar. Basta dizeres que és o verdete do blog.
Passo bem sem a Selecção , só mesmo vocês lagartixas para apoiarem uma equipa triste. mas eu entendo é a única coisa que o liedson pode ganhar.
espero que amanhã o erikson vença!
rossoneri a 14 de Junho de 2010 às 23:55
Enfim...
Pedro Varela a 15 de Junho de 2010 às 00:09
Bom, de verdete tenho pouco, mas nas fases finais, quando o apito inicial soa nos jogos de Portugal, também torço pela selecção da FPF Portugal. A minha paixão e preferência pela Argentina não elimina a ligação umbilical que por vezes se manifesta. É a tal questão da obrigação vs escolha.
N.T. a 15 de Junho de 2010 às 00:21
eu não vejo é obrigação nenhuma e é o único ponto em que discordo. ainda no sábado estava a ver os últimos 15 minutos da Argentina vs Nigéria ali no Lg. de S. Domingos e fui olhado de lado e alvo de alguns comentários porque não apoiava uma única selecção africana. Noutros locais é porque não apoio Portugal. Eu só vejo escolha, é uma prova futebolística e não qualquer confronto de civilizações.
Faltaram-me as aspas, tanto aqui como no post .
"Obrigação", em sentido figurado, porque a tal ligação umbilical surge nestes momentos sem que um gajo consiga explicar motivações. Eu sei porque adoptei a Argentina e sei porque quero que sejam Campeões do Mundo. Sei porque leio qualquer notícia sobre eles, enquanto na maior parte das vezes salte as que se debruçam sobre a selecção portuguesa. Não consigo é argumentar relativamente aos 90 minutos em que apoio Portugal. Apenas sei que não me é indiferente. Se tiveres melhor termo que "obrigação", pela bandeira, nacionalidade, o que seja, chuta aí.
N.T. a 15 de Junho de 2010 às 14:05
É isso aí!
Luciana a 15 de Junho de 2010 às 00:43
Agora a serio…, que ontem já estava mais para lá do que para cá – isto de acordar às 6 da matina para trabalhar e depois passar a tarde no sofá a ver bola sofrível…, cansa que se farta.

O JG tem toda a razão quando diz que o Mundial é bom para falarmos sobre futebol, pois passamos o ano inteiro a ver bola e fala-se de tudo e mais alguma coisa…, menos de futebol.

O que ele se esqueceu de dizer é que tal acontece porque ao assistirmos a uma grande competição como o Europeu, CAN, Mundial estamos descontaminados de paixão e focados na insustentável dureza do jogo.

Assim é, já acordo de madrugada a ver a geometria do bola (redonda, como sabeis) coisa que nem me passa pela cabeça durante uma época inteira…, onde só quero ver a festa a encarnado e branco.

Posto isto…, Varela, não inventes: Portugal jogará simplesmente num esquema CQ, uma das variantes do simplório 4x3x3.
O esquema CQ, em bom rigor, não chega a ser táctica, mas apenas estratégia. Como sabes esta vem antes da primeira; e dela (da estratégia) CQ não passará.

No esquema CQ importa ter a bola, apresentar solidariedade entre sectores e, acima de tudo, solidez no processo defensivo que, naturalmente, começa a meio campo. Depois…, bem depois é confiar no génio de quem lá está na frente para resolver (se o génio tiver acordado de manhã bem disposto, obviamente), ou esperar por uma bola parada, ressalto ou mesmo jogada frutita para o “um a zero” que basta.

Portugal, a equipa que dizes apoiar, é, simplesmente isto. Foi assim no apuramento, foi assim na preparação, será assim hoje e depois: esquema CQ! Nada a enganar.

Acontece que isto é “soccer” e não futebol americano ou críquete ou “aussie rulles (para quem não sabe o que é o aussie rules: http://en.wikipedia.org/wiki/Australian_rules_football) e…, tudo, rigorosamente tudo, pode acontecer. Por isso o Carlos, apesar de se julgar o maior por ter “inventado” tal esquema simples (que não dá trabalho nenhuma a explicar e a interpretar) sabe bem que não o é.

E nós…, olha…, divertimo-nos à grande com isto tudo (apesar do futebol medíocre, claro). A mim tanto se dá se Portugal ganha ou deixa de ganhar. Se ganhar divirto-me, se empatar ou perder também.
PSL a 15 de Junho de 2010 às 08:51
Grande comentário, não só em quantidade, mas em qualidade!
PP a 15 de Junho de 2010 às 09:24
Qualquer que seja o onze a entraresta tarde, mesmo que fosse feito por mim, não seria a minha SELECÇÃO. Porquê?

Porque considero que hoje a denominação SELECÇÃO NACIONAL foi substituida por CLUBE NACIONAL.
O mais engraçado (que não tem piada nenhuma!) é que foi-se herdar todos os pontos negativos dos clubes e não os positivos. Como negativos temos o facto de quando não se tem, ao invés de criar-se, adaptar-se, compra-se ou adquire-se. Mais, quem controla são forças exteriores mais do que as interiores. Pelo menos é como eu vejo as questões de naturalizações e de certos jogadores que nem sequer apresentaram grande rendimento durante toda a temporada. Os pontos positivos que poderiamos aproveitar, tais como trabalho de treino para melhorar entrosamentos e formas de jogar, esse foi totalmente esquecido. Aliás, pelo que tenho visto no campeonato do mundo, não é característica só Portuguesa. Vejam a Grécia, os Camarões, a Itália e a Dinamarca, por exemplo...

Apesar destes problemas, consigo entender a forma como Carlos Queiroz construiu o grupo para ir à África do Sul. Consigo compreender porque já entendi a mentalidade dos treinadores Portugueses da sua geração. Ninguém quer dar o braço a torcer, mas para mim os três grandes problemas em termos de jogadores, são os seleccionadores que criaram:
1º - Defesa esquerdo: é um problema comum em todas as selecções nacionais que temos visto neste mundial. Por exemplo, os Italianos não têm problemas nenhuns em colocar um puto que joga numa equipa do meio da tabela do calcio. Pode não ser perfeito, mas sempre é melhor que adaptações.
2º - Médio defensivo: então o Miguel Veloso não jogou nessa posição nas últimas temporadas pelo Sporting e sempre com enorme classe? Já agora, quem disse ao pessoal que é necessário jogar com um médio defensivo para se conquistar tudo? Ainda à pouco tempo o Atlético de Madrid ganhou a Liga Europa jogando com dois médios centro.
3º - Avançado centro ou ponta-de-lança: um dos maiores mitos futebolísticos que já ouvi. Então o Ronaldo não foi bola de prata à umas épocas atrás? Então o Makukula, mesmo "coxo", "desengonçado" e "tosco" não foi o melhor marcador da liga turca? Aquela para a qual o Quaresma preferiu ir? O que falta é mais do que entrosamento no ataque nacional. Falta definir movimentações tipo sobre as quais os jogadores devem efectuar de forma a aproveitar as suas melhores características. Em duas palavras: falta treino!

Qual o meu onze hoje?
Bem seria ligeiramente diferente da do Queiroz e iria colocar muita gente em alvoroço, mas atendendo que o treinaria da melhor forma, penso que facilmente poderia dar-lhe vida em forma de futebol bonito:

...................................... Eduardo .......................................

Miguel ......... Carvalho .............................. Alves ......... Coentrão

...................... Veloso .......................... Meireles ....................

...... Ronaldo ...................... Simão ......................... Danny .......
...................................... Almeida ........................................

Com este onze, mantenho o equilíbrio defensivo e sobretudo melhoro o ataque nacional. Sabendo que a Costa do Marfim joga em 4-3-3 com médio defensivo, tal posicionamento nacional, permite uma pressão mais eficaz nas zonas de construção do adversário o que lhes causa bastante problemas. Outro ponto é que com 3 jogadores móveis entre o meio-campo e ataque, permite melhor alimentação ao nosso avançado centro, mas também maior hipóteses de termos livres à entrada da área adversária. Com Simão, com Veloso, com Ronaldo e até com Almeida, as hipóteses em bolas paradas aumentam enormemente.

Estou à disposição de responder a todos os problemas que podem tentar criar com este meu onze.

;D
PP a 15 de Junho de 2010 às 10:02
Sou o primeiro a dizer que não vibro com esta selecção e já expliquei o porquê.
Mas calma lá com vocês...

Não entendo a maior parte destes comentários anti-Portugal.
Quando começar a rolar a bola não vamos todos querer um golo de Portugal? Ou vai haver para aí malta a torcer pela Costa do Marfim?
Uma coisa é um gajo não acreditar nesta Selecção e confessar que lhe é indiferente o circo montado à volta dela. Outra bem diferente é estar a torcer contra Portugal.

E se ainda há pessoal que vive com entusiasmo a Selecção temos que respeitar e compreender que eles estão certos porque no fundo têm mais capacidade para ignorar o ruído todo e centrarem-se na bandeira e no hino.
O Pedro Varela já anda nisto (de blogues) há muitos anos e sempre foi coerente com a Selecção e é muito bom para este blogue contarmos com alguém que faz aquilo que no fundo é natural: vibrar com o nosso país.
Atacá-lo por isso é tão parvo quanto torcer pela derrota do nosso país.

Eu vibrei com a Selecção do Scolari e detesto o CQ no lugar dele. Só isso.
Se ganharmos não vamos todos beber uma sagres e ver com ânimo o mundo todo a falar dos nossos golos?
E se perdermos? Não estamos todos já habituados a desculpas parvas como em 2002 e 1986?

J.G. a 15 de Junho de 2010 às 11:19
Amigo Varela,

Antes de mais, bela prosa. O texto está excelente.

Quanto ao conteúdo do mesmo, poderia levar horas a debater os prós & contras da selecção portuguesa. Ponto assente: obviamente que quando a bola começar a rolar, vou sofrer com as incidências da partida e ficarei, naturalmente, satisfeito se tudo correr bem. É Portugal de que se trata.

No entanto, as expectativas não são elevadas. Não partilho do teu optimismo e estou preparado, e mentalizado, para quando as coisas não correrem bem. Também neste ponto haveria muito a dizer.

A minha aversão a esta equipa prende-se com a figura do seleccionador, pessoa que até admiro nalgumas vertentes ligadas ao futebol. Contudo, não aceito e não compreendo incoerências nas escolhas, avaliadas em argumentos fracos e justificações que roçam o ridículo. Mas, isso diz respeito à escolha dos 23 e cada um de nós é um treinador de bancada em potência. (continua...)
stadium a 15 de Junho de 2010 às 14:13
(continuando...)

Agora, há uma coisa que não suporto: ver um homem que teve um papel fundamental na evolução do futebol português, conquistando títulos nas camadas jovens, dando origem à propalada geração de ouro, ceder à tentação de naturalizar jogadores brasileiros, indo completamente contra ao que desenvolveu no passado. É lamentável. Não convoca o Quim porque os outros são guarda-redes de futuro? E o Liedson, com 31 anos, é de futuro? Estou com o Mourinho: naturalizados, não obrigado. Enquanto continuar assim, não posso ter a mesma simpatia emocional com a selecção nacional. Ainda para mais, quando não esperaria certas decisões da parte de Carlos Queiróz.
stadium a 15 de Junho de 2010 às 14:21

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
fantasy league jabulani
fantasy league jabulani (clica na imagem)

Jabulani Fantasy League

Código - 361892-84570

arquivos
2010
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
28/06/2018 - Olá boa tarde . Pois gostaria de lhe ...
o craque do jogo foi o cavani
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Agora que o Mundial de futebol terminou, importa r...
Não sendo propriamente um criativo de futebol, que...
Sr. Gonçalo Sousa, você não foi para aqui chamado....
Se vais pelo número de jogos não podes por o Coent...
Isto é incrível.Qualquer merda hoje em dia tem um ...
Posts mais comentados
blogs SAPO