Aparentemente encontravam-se nesta primeiro jornada do grupo H as duas equipas com menos probabilidade de qualificação. Mas isto claramente em teoria. Até porque nesta altura que escrevo a crónica já há novidades em relação a este grupo com a derrota da Espanha. O Chile foi sempre a melhor equipa em campo. Venceu com absoluta justiça e deu-me um certo gozo (abro aqui um parêntesis Sportinguista) ver Matías Fernandez jogar. Mas fiquei entusiasmo também por ver Isla, que grande lateral direito, Valdivia, Sanchez, Vidal, Beausejour a trocar a bola. O domínio do Chile foi constante, durou quase os 90 minutos, e pode-se dizer que peca por escassa. Humberto Suazo, o goleador do Chile da fase de qualificação não chegou a jogar, a recuperar de uma lesão nem precisou de sair do banco. E aconteceu também com 2 outros conhecidos, Tello do Chile e David Suazo das Honduras.
O golo do Chile foi marcado aos 35 minutos por Beausejour, numa jogada que começou em Matías Fernandez passe rasgado para Sanchez que cruzou com sucesso para o marcador começar a funcionar.
Com esta vitória do Chile (e da Suiça) as contas deste grupo baralham-se e podemos assistir a uma luta muito interessante entre 3 selecções, já que as Honduras parecem-me claramente uma carta fora do baralho.
Melhor do Campo: 15 Jean BEAUSEJOUR