CURA DE HUMILDAD
É com este título que a Marca abre a sua análise à maior surpresa do Mundial. Foi preciso esperar pelo último jogo da 1ª jornada para vermos um resultado verdadeiramente inesperado. Os espanhóis, campeões europeus, levaram um balde de água fria depois de nas últimas semanas andarem a "escolher" os parceiros para a final.
A "roja" tem um sério problema com jogos na África do Sul. Recordemos que há um ano foi ali que perderam a invencibilidade que já durava há 35 jogos numa partida com os Estados Unidos da America e hoje a Suíça, mesmo sem Alexander Frei, terminou com uma série de 12 jogos sem perder dos espanhóis. Isto ao 50º jogo da Espanha em Mundiais.
Mas não se pense que a Espanha perdeu por fazer fraca exibição. Este foi o jogo típico do favorito a atacar o tempo todo e o menos forte a defender-se bem, com sorte, e a aproveitar que tudo saía bem para fazer um golo.
A Espanha teve 73% de posse de bola tentou 30 vezes rematar à baliza, contra 11, teve 12 cantos, contra 3. Mas o melhor que fez foi acertar na trave de Diego Benaglio por Xabi Alonso, a Suíça depois respondeu na mesma moeda com Derdyiok a fazer o mesmo, e nem mesmo as entradas de Torres e Navas em campo mudaram a sorte do jogo.
A organização da Suíça encontrou-se com o rigor alemão do timoneiro Ottmar Hitzfeld e tornou-se impossível ultrapassar a defensiva helvética. Se Os campeões europeus já estavam nervosos com o nulo então depois do golo de Gelson Fernandes (nascido em Cabo Verde) entraram em desespero. Golo que surgiu após um longo pontapé do guarda redes Diego para a frente onde Derdyiok recolheu e não conseguiu bater Casillas sobrando para o herói Fernandes.
Del Bosque tentou de tudo mas não conseguiu evitar nova derrota na África do Sul. Depois da histeria que se instalou no país vizinho após a recente goleada à Polónia os ânimos acalmaram e as contas deste grupo ficaram todas baralhadas.
Com este resultado a Suíça aumenta para 484 minutos sem sofrer um golo em Mundiais após 5 jogos!
com esta surpresa fecha-se a 1ª jornada do Mundial 2010.
Melhor em Campo: 16 Gelson FERNANDES