Se forem devoradores de TODOS os jogos de Mundial como nós somos de certeza que já passaram por aquela pergunta fatal: "O quê, também queres ver o jogo entre estes dois?!" Pode ser qualquer pessoa a falar de qualquer jogo que não meta nenhum favorito nem o nosso país. Da próxima vez que tiverem de justificar respondam: "SIM! Quero ver mesmo todos os jogos! Olha, quem diria que o jogo mais emocionante do Mundial até seria o Grécia-Nigéria?!"
E se o leitor já está a torcer o nariz pelo facto de falarmos de um jogo em que entra Grécia não se deixe iludir. É que hoje os rapazes de Otto Rehhagel tiveram mesmo que fazer pela vida como já vamos ver.
Minuto 14 da segunda parte (facilitando a vida a quem gravou o jogo) empate a 1 e Nigéria com menos um homem em campo por expulsão de Kaita. Bola na área africana mau alivio de Yobo deixa a jabulani à mercê de Karagounis que enche o pé e vê o golo negado pelo super guarda redes Victor Enyeama! Ainda os gregos choravam a perdida e já Obasi estava no outro lado a conduzir um contra ataque que isolou Ayegbeni em posição perfeita para fazer o golo mas Tsorvas respondeu com uma enorme defesa embora incompleta que deixou a bola pronta para Obasi brilhar... O avançado nigeriano não esteve à altura do momento e rematou para fora! Foi o melhor minuto de todo o Mundial.
Para trás tinha ficado uma primeira parte que começou equilibrada mas que rapidamente ficou a favor dos nigerianos que marcaram num daqueles livres tão tensos para área que sem ninguém tocar a bola entra. Aconteceu aos 16' por Kalu Uche.
Nesta altura a Grécia tinha 14 golos sofridos em Mundiais e zero marcados. Por isso tiveram que largar aquela irritante postura defensiva para tentarem evitar mais uma eliminação. A tarefa estava complicada e parecia que a Grécia ia para o intervalo a perder até que Sani Kaita assinou o suicídio nigeriano com uma tentativa de agressão a um adversário que lhe valeu a expulsão tão justa quanto estúpida.
Os helénicos ganharam nova vida, saiu Papastathopoulos, um defesa, e entrou o ofensivo Samaras e acreditaram no golo que apareceu por Dimitrios Salpingidis antes do intervalo.
A 2ª parte fica bem retratada no tal minuto 14 com muita emoção e alguma sorte os gregos venceram com um golo de Torosidis muito ingrato para o guarda redes nigeriano, mesmo assim o melhor em campo para a FIFA, que não defendeu à primeira um remate aparentemente fácil de Tziolis e na recarga surgiu o golo grego.
Apesar de tudo nada está perdido para a Nigéria, uma vitória sobre a Coreia e triunfo da Argentina sobre a Grécia vale passagem.
Melhor em Campo:1 Vincent ENYEAMA