Esta Holanda desperta-me sentimentos contraditórios. Se, por um lado, como bem referistes, tarda em aliar os resultados a uma qualidade exibicional que honra a sua tradição, por outro lado, noto maior segurança defensiva e preocupação com a fase de perda de bola.

Noutras competições mais recentes, ou até no passado, a Holanda sempre jogou um futebol de ataque, apoiado e jogado a toda a largura do terreno, com muita qualidade técnica e valorizado pela generalidade dos adeptos, graças à fórmula estética que estava associada. A Holanda é sinónimo de bom futebol. Atractivo.

No entanto, por uma outra razão, falharam em diversos momentos decisivos. Quem sabe se nesta competição quebram a tradição e, jogando de uma forma menos 'romântica', não conseguem o objectivo final? Para todos os efeitos, têm 2 vitórias e 0 golos sofridos. Pode ser que o percurso seja em crescendo...
stadium a 19 de Junho de 2010 às 17:11
Eles poderão apanhar quem nas eliminatórias?

Sinceramente, penso que eles poderiam ter o mesmo tipo de jogo "bonito" e a mesma eficácia defensiva se tirassem o De Jong, e colocassem como médio de transição sobre o lado esquerdo o van der Vaart. Aliás posição dele desde sempre.

Isso faria com que aquele tridente entre van Bommel, van der Vaart e Wesley Sneijder funcionasse melhor. van Bommel a cortar, van der Vaart a poder acelerar o jogo com a sua capacidade de passe e Sneijder a romper pelo meio para ligar ao avançado.

Por outro, lado e visto que o Robben deve estar a preparar-se para as eliminatórias, colocaria o van Persie sobre a esquerda ou sobre a direita (trocando durante o jogo com Kuyit). O avançado seria o "caçador" Hunterlaar.

Vantagem deste esquema é o facto de não necessitar grandes alterações a nível táctico, aproveitando o trabalho que devem estar a realizar nos treinos e para além disso, ter alternativas no banco para posições chave, como Robben, Elia, De Jong, etc.

Penso inclusivé que tirando o Martinsen a defesa holandesa até é consideravelmente rápida, pelo que bem entrosados poderiam jogar mais avançados. É claro que isso num mundial é coisa que só os malucos dos espanhois têm coragem de fazer, mas a Holanda tem jogadores para isso...
PP a 19 de Junho de 2010 às 23:44
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres