Sábado, 19 DE Junho 2010

 

 

Vida difícil para a Holanda no embate entre líderes do grupo. Bem posicionado e organizado defensivamente, o Japão cedeu a bola e fechou  bem os espaços, limitando toda a organização laranja. As estatísticas dizem-nos que a formação nipónica teve pouco mais de um terço da bola, mas até ganhou mais um canto que o adversário e tentou o remate por mais vezes. Sneijder exemplificou as dificuldades por que passou a Holanda,  incapaz de pegar no jogo e com uma percentagem de passe inferior ao habitual. Frente à Dinamarca até errou mais um passe que hoje, mas também o tentara em mais 29 ocasiões.

O jogo acabou por valer pelos minutos iniciais e finais do segundo tempo. As ordens de Bert van Marwijk ao intervalo terão surtido efeito, já que a Orange regressou mais acutilante, com a linha defensiva mais subida e uma mobilidade ofensiva até então inexistente. Van Persie ameaçou duas vezes e Sneijder abriu o marcador. Um remate forte, à sua imagem, mas com grandes responsabilidade para o guarda-redes nipónico.

A Holanda abrandou então o ritmo, com Van Bommel a assumir o comando, e o Japão foi respondendo preferencialmente pelo seu lado esquerdo, procurando o golo, sempre por Okubo, através da meia-distância. O jogo prosseguiu morno e ganhou vida inesperada na ponta final. O perdulário Afellay teve duas oportunidades soberanas mas permitiu que Kawashima se redimisse. E ao cair do pano, Ojasaki quase empatava a partida.

Praticamente apurada, a Holanda tarda em demonstrar futebol consentâneo com a sua tradição. Talvez a fase do mata-mata nos traga o futebol de ataque que apaixona tanta gente, mas neste momento é difícil acreditar na potencialidade desta selecção. A ausência de Robben explicará tudo?

 

HOMEM DO JOGO: 6 Mark VAN BOMMEL

 

 

 

publicado por N.T. às 14:55
Esta Holanda desperta-me sentimentos contraditórios. Se, por um lado, como bem referistes, tarda em aliar os resultados a uma qualidade exibicional que honra a sua tradição, por outro lado, noto maior segurança defensiva e preocupação com a fase de perda de bola.

Noutras competições mais recentes, ou até no passado, a Holanda sempre jogou um futebol de ataque, apoiado e jogado a toda a largura do terreno, com muita qualidade técnica e valorizado pela generalidade dos adeptos, graças à fórmula estética que estava associada. A Holanda é sinónimo de bom futebol. Atractivo.

No entanto, por uma outra razão, falharam em diversos momentos decisivos. Quem sabe se nesta competição quebram a tradição e, jogando de uma forma menos 'romântica', não conseguem o objectivo final? Para todos os efeitos, têm 2 vitórias e 0 golos sofridos. Pode ser que o percurso seja em crescendo...
stadium a 19 de Junho de 2010 às 17:11
Eles poderão apanhar quem nas eliminatórias?

Sinceramente, penso que eles poderiam ter o mesmo tipo de jogo "bonito" e a mesma eficácia defensiva se tirassem o De Jong, e colocassem como médio de transição sobre o lado esquerdo o van der Vaart. Aliás posição dele desde sempre.

Isso faria com que aquele tridente entre van Bommel, van der Vaart e Wesley Sneijder funcionasse melhor. van Bommel a cortar, van der Vaart a poder acelerar o jogo com a sua capacidade de passe e Sneijder a romper pelo meio para ligar ao avançado.

Por outro, lado e visto que o Robben deve estar a preparar-se para as eliminatórias, colocaria o van Persie sobre a esquerda ou sobre a direita (trocando durante o jogo com Kuyit). O avançado seria o "caçador" Hunterlaar.

Vantagem deste esquema é o facto de não necessitar grandes alterações a nível táctico, aproveitando o trabalho que devem estar a realizar nos treinos e para além disso, ter alternativas no banco para posições chave, como Robben, Elia, De Jong, etc.

Penso inclusivé que tirando o Martinsen a defesa holandesa até é consideravelmente rápida, pelo que bem entrosados poderiam jogar mais avançados. É claro que isso num mundial é coisa que só os malucos dos espanhois têm coragem de fazer, mas a Holanda tem jogadores para isso...
PP a 19 de Junho de 2010 às 23:44

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
fantasy league jabulani
fantasy league jabulani (clica na imagem)

Jabulani Fantasy League

Código - 361892-84570

arquivos
2010
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
28/06/2018 - Olá boa tarde . Pois gostaria de lhe ...
o craque do jogo foi o cavani
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Olá pessoal! Estou aqui para trazer a vocês a gran...
Agora que o Mundial de futebol terminou, importa r...
Não sendo propriamente um criativo de futebol, que...
Sr. Gonçalo Sousa, você não foi para aqui chamado....
Se vais pelo número de jogos não podes por o Coent...
Isto é incrível.Qualquer merda hoje em dia tem um ...
Posts mais comentados
blogs SAPO