A confirmar-se o que disse aos jornalistas, Carlos Alberto Parreira retirou-se hoje do futebol internacional, dizendo adeus aos Mundiais onde detém o recorde de presenças no papel de seleccionador, já depois de algumas idas ao Campeonato do Mundo como preparador físico (nessa função estreou-se em 1970).
Foram 6 as edições em que compareceu como treinador principal de 5 diferentes nações, com especial incidência para os países do Médio Oriente, onde passou 13 dos seus 32 anos de carreira e goza de uma reputação proporcionalmente inversa à do seu País. Apesar de duas participações ao serviço do Brasil, a primeira com um título Mundial que pôs termo a um jejum de 24 anos, o técnico de 67 anos continua, de alguma forma, a ser mal visto por privilegiar um conceito futebolístico mais europeu, onde o equilíbrio e a organização se sobrepõem à liberdade individual dos executantes. "Retranqueiro" é a sua alcunha porque há pouca magia nos futebóis de Parreira. Mas também há quem o apelide de "babaca" pelo estilo tolerante que, dizem os críticos, permitiu uma total rebaldaria no Mundial da Alemanha.
Digam o que disserem, este Senhor é Campeão Mundial, depois de torneios em que o futebol de inspiração México'70 não surtiu qualquer efeito. Sempre é melhor bater a Itália nos penaltis do que perder nos 90 minutos e, quando foi preciso, o bom futebol também apareceu para bater adversários que jogavam sob esse mesmo princípio. Não é por acaso que o Brasil - Holanda de 94 figura na galeria dos melhores jogos do Campeonato do Mundo. Posso não concordar que "o golo é apenas um detalhe", mas é indesmentível que "um factor chave para o sucesso é o bom senso". A Carlos Alberto Parreira, presença assídua nesta festa que é o Campeonato do Mundo, o meu agradecimento enquanto adepto de futebol.
Currículo em Mundiais:
24 Jogos, 10 Vitórias, 5 Empates, 9 Derrotas
1982 FIFA World Cup
Czechoslovakia 1 – 1 Kuwait
France 4 – 1 Kuwait
England 1 – 0 Kuwait
1990 FIFA World Cup
Colombia 2 – 0 United Arab Emirates
West Germany 5 – 1 United Arab Emirates
Yugoslavia 4 – 1 United Arab Emirates
1994 FIFA World Cup
Brazil 2 – 0 Russia
Brazil 3 – 0 Cameroon
Brazil 1 – 1 Sweden
Brazil 1 – 0 United States
Brazil 3 – 2 Netherlands
Brazil 1 – 0 Sweden
Brazil 0 (3) – (2) 0 Italy
1998 FIFA World Cup
Denmark 1 – 0 Saudi Arabia
France 4 – 0 Saudi Arabia
South Africa 2 – 2 Saudi Arabia
2006 FIFA World Cup
Brazil 1 – 0 Croatia
Brazil 2 – 0 Australia
Brazil 4 – 1 Japan
Brazil 3 – 0 Ghana
Brazil 0 – 1 France
2010 FIFA World Cup
South Africa 1 – 1 Mexico
South Africa 0 – 3 Uruguay
South Africa 2 – 1 France