Toda a gente com quem falo vê o Brasil como um bicho papão deste mundial! Talvez seja o efeito dos "rankings" da FIFA, que colocam a equipa de Dunga como primeira classificada.

Sinceramente, de todas as grandes equipas, aquelas com historial de títulos conquistados, é aquela que menos receio e preocupação me dá.

Digo isto não porque os seus jogadores não mereçam respeito. Quem tem Kaká, Robinho e... talvez Elano?! deve-se preocupar, mas... não acham que são poucos artistas para uma selcção tão poderosa? Eu penso que sim!

O Brasil em tempos, diria longos tempos, era reconhecida por ser uma equipa com demasiado artistas e poucos operários, hoje acontece exactamente o contrário.

O Filipe Melo, não é para mim jogador de futebol. Ontém parecia mais um lenhador a distribuir pau por tudo o que lhe aparecia pela frente. Dunga esteve muito bem ao susbtituí-lo antes do fim da primeira parte! A defesa brasileira tem dois troncos lá atrás que não sabem subir lá muito bem. Falo dos dois centrais que possui Lúcio e Juan. Lúcio ainda tenta subir, mas não tem o engenho e a arte de fazer um passe de ruptura pelo que tenta sempre a laterização. Os laterais brasileiros são rápidos, mas não são dribladores. Só funcionam quando a bola é colocada no espaço em frente.

Enfim, no ataque, Luis Fabi"mano", discipulo de Heny, não teve oportunidade de demonstrar essa arte, muito por culpa do defesa defensivo Português.

Sobre Portugal, não gostei! Entendo o que o Queiroz quis fazer, mas atendendo ao que escrevi atrás, penso que houve um excesso de "respeito" (para não dizer medo) do adversário.

Ricardo Costa a lateral direito, para quê? A sorte é que tivemos um Nilmar e não um Robinho naquela zona. Miguel poderia ter muito bem dado conta do recado e ter explorado o lado mais débil da selecção canarinha: o lado esquerdo. Decerto que com Miguel em campo, Dunga não teria tempo de substituir o "lenhador" Melo. Nem quero imaginar o surururu que dalí iria provir quando o brasileiro apanhasse Miguel, Tiago e Danny pela frente em triangulações, ele e o adaptado Bastos. Mais, Ricardo Costa e Ricardo Carvalho não se entenderam durante toda a primeira parte. Chegaram a treinar durante a semana juntos? Dúvido... e é por estes pormenores que eu vejo e sinto alguma incompetência na preparação dos encontros.

Depois, Pepe? É certo que este foi subindo de forma ao longo do encontro, mas no início, muitos nervos que poderiam ter-nos saído caro. Para quê arriscar a titular? Não compreendo estas opções de risco em jogos tão importantes como este. Se ainda fosse utilizar frente à Coreia do Norte, entenderia, dado o valor do adversário, agora frente ao Brasil? Tal como em muitas exibições do Pepe a médio defensivo ao serviço de Portugal, ontém vimos muitas saídas para o ataque serem perdidas por este jogador. E assim, não se aproveita um talento onde ele poderia render mais: na defesa! Gostava de ver o Veloso nesta posição "6"!

Duda, foi outra novidade no onze. Se o objectivo era parar o avanço dos laterais brasileiros, então porque não dar uma das laterais a CR7. Isso faria com que os laterais tivessem alguém com quem se preocuparem! A forma como leva o amarelo é estúpida! Teria preferido que actuasse o Hugo Almeida em vez dele!

Danny, com o seu novo look à piratas das caraíbas, continua a não aproveitar as oportunidades que têm-lhe concedido. Deve jogar de forma mais rápida, prática e objectiva. Embora goste muito do Simão, ontém teria igualmente apostado neste "pirata", mas para fazer tripla atacante com Ronaldo e Almeida. Só para tirar umas ilacções.

Como Português, penso que ontém Portugal poderia ter ganho o encontro se apresentasse um onze mais personalizado. Decerto que o Brasil iria ser obrigado a jogar o nosso jogo.

NOTAS: Eduardo esteve excelente e é estatisticamente um dos melhores, senão o melhor, guarda-redes deste mundial.
Vocês viram a tala de metal que o Júlio César tinha nas costas? Será que aquilo é permitido? Por acaso reparei no CR7 a perguntar o que era aquilo e rapidamente o massagista/enfermeiro do escrete a colocar a camisola a tapar... porque será? Se calhar sou eu a fazer onda, mas fiquei com a sensação de terem escondido qualquer coisa.
PP a 26 de Junho de 2010 às 14:16
Olá Amigo.
Sou brasileiro (hehe) e discordo e concordo com você... Aqui no Brasil, muita gente não gostou muito da seleção que o dunga convocou... A grande maioria gostaria que ele tivesse convocado o Ronaldo Gaúcho e principalmente o Ganso e o Neymar - que são dois jogadores muito jovens e muito bons que jogam no time do Santos aqui no Brasil.
Mas a grande maioria concorda também que esse time é muito forte... mesmo sabendo que com certeza não teremos jogos muito bonitos.

A defesa com Júlio Cézar, Juan e Lúcio é bem sólida (os três são muito bons zagueiros). O Lúcio ainda consegue sair jogando bem da defesa, mas não faz isso muito. O lateral Maicon também é bom, pode não ser driblador, mas é eficiente... Do lado esquerdo a coisa é feia mesmo...
No meio, temos Kaká, Elano e o Robinho (que as vezes joga no meio e as vezes no ataque). O Robbinho está longe de ser unanimidade por aqui, apesar de em geral o pessoal gostar dele (mas muito o chamam de tri-atela: Corre, pedala e NADA - muita firula, acrobacias e pouca objetividade). O Gilberto silva não é lá essas coisas... é um volante. O Felipe Melo é muito ruim!! Essa pode ter certeza que o mais próximo da unanimidade que se pode ter... realmente ninguém entende como esse cara é titular da seleção brasileira...

Quanto ao Luis Fabiano, Fabimano ou Fabuloso, não se engane! Ele jogava no meu time aqui no Brasil - o São Paulo Futebol Clube - e tem esse jeito de grosso, mas o cara faz gol!! "Bobeou ele põe para dentro", como costumamos dizer. Ele tem uma das melhores médias de gol/jogo da história da seleção (para se ter uma idéia, ele fica na frente de jogadores como Ronaldo Fenômeno, Zico, Bebeto, Ronaldinho Gaúcho - e olhe que isso não é pouca coisa...). Pode escrever, ele é MUITO mais perigoso que o Robinho (aliás, em se tratando me MARCAR gols, eu diria que o Nilmar também é melhor que Robinho). Ele é, como costumamos dizer por aqui, o "atacante caneludo", mas pode ter certeza que na hora de marcar ele é um dos melhores!

Mas em geral é isso, falta algum meia - além do Kaká - para criar as jogadas e ligar a defesa ao ataque... E isso todos nós brasileiros concordamos... Essa está longe de ser a seleção dos nossos sonhos, mas não duvide que esse time, jogando na base dos contra-ataques, vá longe e até seja campeão...
Abraços para a Terrinha!
Brasileiro da Correlhã a 26 de Junho de 2010 às 16:00
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres