Mais um excelente "post" Catenaccio, muito embora não concorde com a filosofia que desejas para Portugal esta noite.

Já tive oportunidade de dizer porquê na resposta que te dei no meu "post". De qualquer maneira, o que me aflige é que estamos a pensar em como vamos defender da Espanha, e não estamos a pensar em como vamos causar-lhes estragos.

Se é certo que o lado esquerdo da Espanha tem um senhor chamado Villa, também devemos verificar que por detrás deste, há um rapaz chamado Capdevilla que aparenta ser o elo mais fraco da Espanha. Ora, colocar aí o CR7 é uma excelente ideia, mas não devemos deixá-lo sózinho sem apoio da lateral. Com Ricardo Costa, CR7 não tem apoio. Com Paulo Ferreira, fica no vai ou não vai. Com Miguel... acho que podemos chegar lá. É que se Capdevilla é um "coxo", Puyol está logo alí ao lado. E este posicionamento não é à toa. É que CR7 passa pelo Capdevilla, mas depois apanha com o Puyol pela frente ou com o médio defensivo que vem à dobra. São 2 ou 3 contra 1. Com Miguel, já poderemos ter um duelo mais justo.
PP a 29 de Junho de 2010 às 14:22
Sim, certo. Mas, não te esqueças que apesar de não ter o apoio do lateral desse lado (direito), poderia contar com o envolvimento de Tiago (Meireles mais inclinado na meia-esquerda) e, ainda, da aproximação de Deco, em virtude de se tratar de um 4x4x2 losango.

A única dúvida prende-se com a questão física do luso-brasileiro, poque o jogador do Chelsea poderia ser muito útil nos apoios perto dos corredores laterais e na qualidade em efectuar passes de ruptura nas costas dos defesas.
stadium a 29 de Junho de 2010 às 14:27
Mas catenaccio,

Isso assim é metermos na "boca do lobo". É que o desenvolvimento do ataque não deve ser feito pela centro do campo, mas sim explorar o elo mais fraco do flanco esquerdo da defesa espanhola.

É que pelo centro vamos ter, Busquets que defende bem, sabe matar a jogada no sítio certo para não receber amarelos e sabe enervar o adversário, Xabi Alonso, que também é muito forte defensivamente, Xavi idem aspas aspas e até Silva ou Iniesta.

Não entendo esse receio todo do Villa. Estás a pensar em ceder o controlo do jogo à Espanha?

É que eu não!
PP a 29 de Junho de 2010 às 14:39
PP,

Lá por ser um 4x4x2 losango não quer dizer que a equipa não se liberte em termos de 'campo grande', em largura. Decididamente, nesta partida, não optaria pela subida/envolvimento dos laterais: preferia um quarteto mais posicional, semelhante ao que a Argentina tem feito (Heinze, Burdisso, Demichelis e Otamendi são como que 4 centrais). Ainda por cima, sabendo que Fábio Coentrão em boa forma física e mental, convém resguardar o outro lado para que estejam sempre presentes 3 defesas.

Por outro lado, até estou em crer que Simão possa jogar, mas não num 4x3x3 "all day long", ou seja, acredito que sem bola o Simão venha ocupar o espaço de n.º 10, estreitando o meio-campo onde a Espanha é forte e, no momento de posse, ou organização atacante, o Simão possa cair numa ala.

Como achas que CQ irá jogar?
stadium a 29 de Junho de 2010 às 14:45
Catenaccio,

A minha aposta era aquele onze, e era para vencer. Tentaria ganhar a posse de bola na luta pelo meio-campo à Espanha, pois penso que embora estejam muitos jogadores do Barcelona, não são nem de perto tão perigosos como o Barça.

Simão, jogaria sim alternando da linha para o centro e vice-versa. Em prática num segundo vias Portugal a jogar em 4-3-3, noutro já os verias em 4-1-2-1-2.

Ao contrário da Argentina, nenhum dos nossos médios interiores tem aquela capacidade de ir buscar a linha. Daí eu utilizar dois laterais ofensivos.

É preciso dar trabalho à Espanha a meio-campo e na sua defesa, para forçar o passe errado e o tal mau entrosamento.

Como irá o CQ jogar? Provavelmente como tu escreveste e será um erro, pois dificilmente o nosso ataque irá funcionar (não funcionou contra a Costa do Marfim, nem com o Brasil, porque iria funcionar agora, no jogo mais difícil?), e o ataque espanhol troca muito melhor a bola do que o marfinense e o brasileiro, que são equipas de transição rápidas, logo iremos estar a jogar o jogo dos espanhois e será uma questão de tempo... e eles são muito pacientes...
PP a 29 de Junho de 2010 às 15:01