Demorou 1 ano e alguns meses, 1.500 trabalhadores a preparar o Maracanã para o maior evento mundial de futebol. Tudo estava preparado no Rio Janeiro, no Brasil para consagrar a selecção canarinha como a potência Nº1 diante dos seus torcedores. O dia 24 de Junho de 1950 marcou o início do Mundial de 50 e com uma vitória contundente do Brasil por 4-0 sobre o México.
O empate com a Suíça e a vitória por 2-0 sobre a Jugoslávia, garantiu ao Brasil a presença da única final four dos Mundiais. Foram 3 selecções (Uruguai, Suécia e Espanha) que lutaram para evitar o que parecia inevitável desde o primeiro dia deste mundial, Brasil Campeão.
O jogo decisivo foi a 16 de Julho de 1950. O Brasil jogava com o Uruguai no Maracanã com perto de 200.000 espectadores. À selecção brasileira apenas era necessário o empate, o Uruguai precisava da vitória para se sagrar campeão do mundo.
Aos 36 minutos de jogo da segunda parte, quando os nervos estavam à flor da pele, os adeptos brasileiros temiam o pior. Temiam o que iria acontecer, Ghiggia marcou o golo da vitória do Uruguai.
Esse dia será para sempre recordado como "o dia em que o Brasil chorou"!